domingo, 27 de setembro de 2015

Segunda Guerra Mundial - Censura

Sobrescrito circulado de Coimbra para Santa Cruz das Flores. Franqueado com selo da série Lusíadas de $50, obliterado com carimbo de 16.08.1943.  Flâmula "Fátima Terra de Fé O Melhor Filme Português". 
Cinta de censura em papel Kraft com a legenda "Aberto pela Censura Militar / Lisboa". No verso, carimbo de trânsito em Lisboa de 16.08.1943 e de censura do C.M.P.T. (Censura Militar Postal Telegráfica) de cor violeta.

 No interior do sobrescrito ainda se encontra a carta enviada que também apresenta o carimbo da C.M.P.T:

A remetente é descendente do Dr James Mackay, primeiro médico da ilha das Flores. Este médico, natural da Escócia, serviu como tenente no Exército Britânico que, em 1815, venceu e prendeu o Imperador Napoleão Bonaparte na Batalha de Waterloo. Assim, foi encarregado de acompanhá-lo à sua prisão na Ilha de Santa Helena, no Sul do Atlântico. Quando regressava a Inglaterra parou nas Flores e ficou tão encantado com a ilha e com as suas gentes que, anos depois, em 1828, voltou com sua mulher Ana Hart. Além de médico foi vice-cônsul britânico. Teve vários filhos e filhas e faleceu em  1874. 

1 comentário:

  1. Que envelope interessante. Inclusive, com carimbo de censura aplicado sobre a carta no seu interior.

    ResponderEliminar