sábado, 26 de janeiro de 2013

Correio por Boia

Desde o início da década de 30 até 1996/97 foi usual, nos mares dos Açores, uma interessante e única prática de entrega de correspondência apelidada de "correio por boia".

Os Açores ocupam, no atlântico norte, uma posição estratégica para a navegação. Durante décadas os vapores fizeram  escala nas ilhas para reabastecer de carvão, água e outros víveres. Os passageiros e tripulantes aproveitavam para enviar notícias aos seus familiares e amigos. Quando os vapores e navios passaram a ter maior autonomia isso deixou de acontecer com frequência, contudo esta prática manteve-de apenas em moldes diferentes. A correspondência era entregue ao comandante que mandava o carpinteiro de bordo construir uma balsa com madeira, onde eram colocadas as cartas  numa lata bem fechada e a "boia" lançada  ao mar. Juntamente com as cartas era frequentemente colocado dinheiro, bebidas e outras ofertas que diferiam de navio para navio.  Estas boias eram recolhidas pelos pescadores açorianos que, posteriormente, entregavam  a correspondência no Correio. 

Selo emitido pelos CTT no ano 2000, sobre este tema


Carta com destino à Alemanha, deixada na boia em 19/07/1978, ao largo da ilha de S Miguel, conforme carimbo aposto. Obliteração em Ponta Delgada em 20/07/1978.

Nota:  O MS Hagen  pertence à Hapag- Lloyd, empresa alemã que resultou da fusão, em 1970, entre a Hambourg America Line e a Norddeutscher Lloyd de Bremen, em consequência de terem perdido, por duas vezes, grande parte da sua frota  (1ª e 2ª guerras mundiais). 

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